Agrupamento de Escolas e Jardins (AVEJICC) e Munícipio de Chamusca

Projecto Repórter da Freguesia

Uma parceria da Câmara Municipal de Chamusca e do Agrupamento Vertical de Escolas e Jardins de Infância do Concelho da Chamusca (AVEJICC).

Os alunos serão os repórteres da freguesia que vão numa 1ª fase identificar os aspectos relevantes, na 2ª fase vão preparar com os educadores e professores as actividades que irão mais tarde apresentar aos colegas das outras freguesias.

Finalidade: Produção de um roteiro multifunções educativo, turístico e cultural que irá permitir o conhecimento do concelho às nossas crianças e cuja produção final ficará disponível como património natural, cultural e turístico do concelho.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jardim de Infância de Carregueira

Hoje visitámos a nossa freguesia e a do Pinheiro Grande.

Gostámos muito. Visitámos o Ecoparque do Relvão, onde estão muitas empresas ligadas ao lixo e resíduos (alguns perigosos). Aqui faz-se a separação e preparação dos lixos para depois irem para a reciclagem. Há uma empresa que desmonta as baterias dos automóveis para depois reciclar o que for possível, há uma outra que faz o desmantelamento de automóveis, outra que filtra muito bem os residuos perigosos (como óleo) para limpar bem as terras...

Também passámos pela fábrica de celulose do Caima, que é um sítio, na fronteira com o nosso concelho, onde se fabrica pasta de papel a partir de árvores... muitas árvores.... e percebemos aí que não devemos estragar papel, e reciclá-lo para evitar o corte do máximo possível de árvores.

  A Fábrica

 Tantas árvores...

 Aqui estão os troncos dos eucaliptos, que são as árvores que servem para fazer a pasta de papel

 Tantas árvores que foram cortadas...

Outra imagem da fábrica

Depois visitámos o Miradouro do Almourol, onde morreu a princesa Ari, peada pelo próprio pai, por querer casar com o belo Roderico.


 Lindo este castelo! Não acham?

 Esta escultura do Mestre Cutileiro, está no Miradouro do Castelo e chama-se "O Guerreiro"
Depois fomos ao Arripiado, onde visitámos o cais, observámos o Rio, a outra margem do rio: Tancos...
Lanchámos junto a esta escultura com tema do Rio Tejo.





E até tivémos a sorte de ver a cair os Pára-quedistas!

Depois fomos ao Pinheiro Grande, estivémos no Jardim de Infância onde o Francisco Guedelha nos contou a Lenda do Pinheiro, mas a Igreja de Santa Maria com grande pena nossa... estava fechada e não pudémos entrar.

Depois voltámos para a Carregueira onde visitámos a "casa do alfaiate" que é uma casa onde um alfaiate antigamente tinha o seu atelier, e que ainda tem algumas das suas antigas ferramentas.

Foi uma manhã muito bem passada e cansativa. Foi muito bom! Só tivémos pena que a Igreja estivesse fechada e o Joel (o nosso Presidente da Junta de Freguesia) também não estava lá... paciência, se calhar não podia.
Beijinhos para todos e venham conhecer a nossa freguesia!




Sem comentários:

Enviar um comentário